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Superalimentos para o verão: saiba o que não pode ficar de fora da dieta

Nutricionista funcional Alessandra Almeida indica 7 grandes aliados da alimentação na estação mais quente do ano


Freekeh (Foto: Reprodução / Getty Images)

Com a chegada do verão , bate logo aquela ansiedade em perder alguns quilinhos excedentes ou manter o corpo conquistado ao longo dos meses. Mas quem disse que é preciso fechar a boca para atingir as suas metas de fim de ano? Escolhendo os superalimentos certos para introduzir na dieta diária é possível promover a desintoxicação do organismo e a aceleração do metabolismo. Confira a lista de 7 superalimentos indicados pela nutricionista funcional Alessandra Almeida, da Clínica Andrea Santa Rosa, para reforçar a sua alimentação no verão:

Manteigas de nuts
As gorduras mono e poli-insaturadas presentes nas nuts têm propriedades anti-inflamatórias, além de fornecerem saciedade, tornando se uma boa opção para aqueles que praticam atividade física ou querem perder gordura, quando consumidas com moderação. As oleaginosas em geral também são fonte de vitaminas e minerais antioxidantes que favorecem a recuperação muscular, diminuindo a quantidade de radicais livres produzida durante o exercício, além de prevenirem o envelhecimento precoce.

Se você for consumir as nuts sob a forma de manteiga, alerta a nutricionista Alessandra Almeida, dê preferência à versão caseira para garantir que a preparação conte apenas com as nuts. “É preciso ter atenção na hora da compra pois, além das nuts, esses produtos possuem açúcar e gordura trans", explica. Agora, quando bater aquela vontade de comer um lanchinho à tarde, acrescente a manteiga de nuts na tapioca e no pão sem glúten ou incremente as frutas assadas como opção de doce mais saudável.

Golden Berry
Também conhecida como physalis peruviana, essa fruta originária da região andina é rica em ferro, aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B, substâncias que auxiliam reações do organismo melhorando o metabolismo. A nutricionista lembra, no entanto, que o ferro presente na frutinha é de origem vegetal e que aquele de fonte animal (ferro heme) é o tipo mais indicado para ser absorvido pelo organismo.

Farinha de berinjela
Você já deve ter ouvido que a farinha de berinjela ajuda a emagrecer, e não é à toa. Rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, ela tem como principal função melhorar o perfil lipídico, isto é, reduzir o LDL, também conhecido como colesterol ruim, e os níveis de açúcar no sangue.

Farinha de banana verde
Outra farinha que também entra na categoria de superalimentos para o verão é a de banana verde. Além de atuar na redução do colesterol e aumentar o poder de absorção de nutrientes pelo organismo, ela também ajuda na prevenção do câncer de cólon, já que melhora a saúde intestinal. Fonte de amido resistente - tipo de açúcar que não é ingerido pelo intestino delgado, caindo direto no intestino grosso, nutrindo as bactérias que habitam ali -, a farinha de banana verde pode ser consumida em cookies, sucos, shakes e bolos. “Excelente opção para melhorar a glicemia nos diabéticos”, acrescenta Alessandra Almeida.

Farinha de arroz
Que tal substituir o glúten presente no trigo pela farinha de arroz? O ingrediente pode ser incorporado no preparo de muffins, cupcakes, pães e cookies.

Freekeh
Está cansado da quinoa ou do arroz? O freekeh é um grão riquíssimo em fibras e de baixo índice glicêmico que pode substituí-los nas refeições. Além disso, constitui uma fonte de amido resistente. De acordo com a nutricionista funcional, em 100g de freekeh é possível encontrar, aproximadamente, 16g de fibras, um valor quatro vezes maior que o presente no arroz integral, por exemplo. “O grão oferece micronutrientes como cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco”, afirma Alessandra Almeida, que sugere consumir o freekeh refogado com legumes, na salada ou na versão em farinha para bolos, cookies e pães.

Maca peruana
Tubérculo originário dos Andes, a maca peruana é fonte de cálcio, fósforo, potássio, vitaminas B1 e B2, fibras e minerais antioxidantes como zinco, selênio, magnésio e vitamina E. Com poucas calorias, contribui para a redução do apetite e pode ser incluída nas refeições pré-treino, por exemplo, na forma de shakes, sucos e por cima das frutas. Como bônus ainda, o alimento tem propriedades afrodisíacas pela presença do magnésio e da vitamina E, substâncias importantes para a produção de hormônios sexuais e de neurotransmissores que causam a sensação de prazer, enquanto o zinco é necessário para a produção da testosterona.

Fonte: gnt.globo.com/bem-estar/materias/superalimentos-para-o-verao-saiba-o-que-nao-pode-ficar-de-fora-da-dieta.htm

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Golden berry (Foto: Reprodução / Getty Images)

Golden berry (Foto: Reprodução / Getty Images)

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