block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Siga o Rally dos Sertões fazendo turismo de aventura - Agito Bragança

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Siga o Rally dos Sertões fazendo turismo de aventura

Agito Brasil destaca roteiros que estão no traçado da maior competição off road do Brasil

12 de Agosto de 2011

Cachoeira da Velha, no Jalapão: aventura e belezas no caminho do rali

Agito Brasil

Enquanto pilotos e pilotas disputam as provas do maior evento off road do Brasil, o Rally dos Sertões, o Agito Brasil aproveita o roteiro da competição para mostrar as belezas turísticas que estão na rota. Turismo de aventura e belas paisagens são os fortes do traçado, que começa no Jalapão (TO) e termina em Fortaleza (CE), para ficar nos destinos já mais conhecidos e estruturados.

Os passeios podem ter boas doses de adrenalina, seja em um rafting no Jalapão ou um rapel em Carolina (MA), a cidade das cachoeiras, mas há opções para ecoturistas apreciarem fauna e flora em boas trilhas ou acompanhar festas populares famosas.

O Agito destacou quatro destinos que estão na rota do Rally dos Sertões, embora por todo o percurso seja possível encontrar alguma coisa para conhecer. Confira abaixo os destinos e uma galeria de fotos.

Pirenópolis

Cidade goiana conhecida pelas festas populares, que culminam na Cavalhada, Pirenópolis oferece vida tranquila e cultural e muitos passeios. Bares, restaurantes ou museus fazem parte da agenda do turista, que conta também com belas cachoeiras, como a do Abade, onde a Globo gravou partes de “Araguaia”, e de Santa Maria, também usada pela emissora na novela com a cantora Sandy, “Estrela Guia”. Veja mais da cidade aqui .
Para mais informações sobre Pirenópolis, uma opção é o Centro de Atendimento ao Turista, no telefone (62) 3331-2633.

Jalapão

Com uma escapadinha da rota do Rally dos Sertões é possível conhecer esta região no Estado do Tocantins, ao sul de Palmas. De Porto Nacional, uma das paradas do rali, até Ponte Alta do Tocantis, uma das cidades de entrada para o Jalapão, são 132 quilômetros – sem contar demais distâncias até as principais atrações.

Natureza típica do Cerrado, com paisagens de chapada, o Jalapão oferece quase todos os tipos de esportes radicais, muitas trilhas para caminhadas, mirantes, cachoeiras, como a da Velha ou da Formiga; e dunas que dão um visual de deserto e que podem ser vistas no filme “Deus é Brasileiro”, com Antônio Fagundes.

É dali também que sai o artesanato feito com o capim dourado, produzido principalmente por remanescentes de escravos do quilombo de Mumbuca.

Carolina (MA)

Cidade maranhense na divisa com o Tocantins, Carolina é conhecida pelo ecoturismo com suas cachoeiras e geografia, em parte preservadas no Parque Nacional da Chapada das Mesas. Devido aos muitos cursos de água e nascentes, também é conhecida como 'polo das águas', além de estar às margens do rio Tocantins.

Com cerca de 25 mil habitantes e boa dose de tranquilidade, Carolina tem se afirmado na região como destino de ecoturismo, puro lazer ou mesmo turismo de negócios, já que a cidade é um polo regional.

Entre as atrações mais procuradas estão as cachoeiras da Pedra Caída, com queda de 46 metros de altura; a do Itapecuru, com piscina natural e pequenas ilhas; ou a do Rio Farinha, além de praia no rio Tocantins e a Ilha dos Botes, formação rochosa que conta com bares e restaurantes para o lazer. Trilhas para alguns morros, mirantes naturais, também estão no roteiro dos turistas.

Outras informações, no telefone (99) 3531-2160.

Fortaleza

Fim da rota do Rally dos Sertões, a capital do Ceará é uma cidade agitada, com diversas opções de bares e restaurantes. O artesanato local, liderado pela produção de rendas, pode ser encontrado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

As melhores praias ficam nos municípios vizinhos da capital, com exceção da Praia do Futuro, umas das mais badaladas, tanto durante o dia como na quinta-feira à noite (a quinta é considerada o dia do caranguejo e, por isso, as barracas do local viram referência durante a noite).

As mais próximas da capital e bastante procuradas por por turistas são Cumbuco (30 km de Fortaleza, ideal para a prática de esportes e passeios de buggy pelas dunas), Morro Branco e Praia dos Sonhos - as duas últimas estão a cerca de 90 km da capital cearense, são famosas pelas falésias e dunas coloridas e serviram de cenário para novelas globais.

Um pouco mais afastada está outra estrela do litoral cearense: Canoa Quebrada. Localizada no município de Aracati, a 166 km de Fortaleza, o local é famoso pelas belezas naturais e pela vida noturna na Broadway, avenida onde estão localizados os bares e restaurantes do local. Mais longe ainda está Jericoacoara, um paraíso em Jijoca de Jericoacoara, a 300 km de capital do Ceará.

O agito de Fortaleza está concentrado na Praia de Iracema. Na Praia do Meirelles, que fica ao lado, há a feira de artesanato.

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Anterior
Jalapão: dunas

Jalapão: dunas

Fortaleza

Fortaleza

Jalapão: cachoeiras e corredeiras para esportes radicais

Jalapão: cachoeiras e corredeiras para esportes radicais

Carolina: a cidade das cachoeiras

Carolina: a cidade das cachoeiras

Jalapão: águas cristalinas

Jalapão: águas cristalinas

Jalapão: artesanato de capim dourado

Jalapão: artesanato de capim dourado

Jalapão: ecoturismo

Jalapão: ecoturismo

Carolina: rio Tocantins

Carolina: rio Tocantins

Jalapão: trilhas e aventuras

Jalapão: trilhas e aventuras

Carolina: natureza exuberante

Carolina: natureza exuberante

Carolina: água cristalina entre rochas

Carolina: água cristalina entre rochas

Carolina: cidade das cachoeiras

Carolina: cidade das cachoeiras

Fortaleza: destino consagrado

Fortaleza: destino consagrado

Fortaleza: belas praias

Fortaleza: belas praias

Próximo
Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.

_