block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Região bragantina recebe Revelando São Paulo - Agito Bragança

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Região bragantina recebe Revelando São Paulo

Por: Assessoria de Imprensa Revelando São Paulo


 A região bragantina recebe a 6º edição do Revelando São Paulo - Entre Serras e Águas, de 9 a 13 de janeiro, em Atibaia, reunindo cerca de 90 municípios do Estado. Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e parceria com a Prefeitura Municipal de Atibaia e Convention & Visitors Bureau Atibaia e Região, o evento mostra a diversidade da cultura de raiz e tradicional da região Entre Serras e Águas.

Com a entrada gratuita, o evento dispõe de  49 espaços de  culinária, 52 de artesanato, Rancho Tropeiro, cortejos pelas ruas da cidade e a corrida de cavalhada. No palco, aproximadamente 100 grupos trarão manifestações artísticas durante os quatro dias do evento. 

 O Rancho Tropeiro, nesta edição, vem com um novo formato e novos municípios.  As cidades de Guararema, Monteiro Lobato,  São Francisco Xavier,  Paraibuna, Redenção da Serra e São José dos Campos trarão a culinária tropeira com tutu de feijão, galinhada, arroz tropeiro, mandioca frita, bolos de milho e fubá, curau, doces de abóbora e o tradicional café caipira torrado na hora do fogão de lenha.

 A grande novidade desta edição é o “Arranchamento Étnico”, um espaço que reúne comunidades indígenas e famílias ciganas. No espaço, o público do Revelando São Paulo poderá vivenciar os modos e costumes de povos que também fazem parte de nossa história

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, depois de peregrinar pelas cidades de Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Várzea Paulista, Itupeva e Bom Jesus dos Perdões, na quarta-feira (9) chega ao Parque, às 18h, marcando  o início do festival com apresentações de duplas de violas, duas orquestras e quatro catiras, com muita moda de viola e música raiz sertaneja.

Na sexta feira (11),  a programação continua com as orquestras de Viola, Dança de São Gonçalo, adoradores de Santa Cruz e Conexão com o Sagrado

Sábado (12), o colorido e o movimento ficam por conta dos palhaços e reis das  Folias de Reis das cidades de Araras, Arujá, Cajamar, Jundiaí, Joanópolis, Piracaia e Várzea Paulista,  no palco do Revelando São Paulo. Haverá ainda  o cortejo dos bonecos gigantes do Zé Pereira de Atibaia e a apresentação de grupos étnicos  com  as danças cigana, italiana, russa, portuguesa e indiana no Festival da Amizade. 

No último dia do evento, domingo (13),  as ruas de Atibaia recebem o cortejo com grupos de Congos e Moçambique de São Paulo e Minas Gerais e  cortejo  dos carreiros e carros de bois   da cidade de Bom Jesus dos Perdões e a despedida da Imagem Peregrina que volta ao Santuário Nacional em Aparecida.

Toda a programação é gratuita e mais informações no site www.revelandosaopaulo.org.br, que também faz ao vivo a transmissão de todas as apresentações do evento.

Sobre o Revelando São Paulo

Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, a festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.

A ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social.

Serviço:

VI Revelando São Paulo - Entre Serras e Águas
Data: 9 a 13 de janeiro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni
Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: 
www.revelandosaopaulo.org.br (11) – 3312 2900 
Ao vivo pela internet 
www.revelando.tv.br 
twitter: revelandosp   / facebook: revelandosaopaulo

Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.