block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Gordura também pode fazer bem à saúde - Agito Bragança

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Gordura também pode fazer bem à saúde

Frequência de consumo depende muito do alimento

14 de Julho de 2011

Taste

Muito se escuta falar sobre o mal que o consumo de alimentos ricos em gordura saturada faz ao nosso organismo: pode desencadear doenças do coração, derrames, aumento do colesterol, obesidade e vários outros males. Mas você sabia que existem as "gorduras do bem"? São as insaturadas, conhecidas assim porque auxiliam na manutenção da saúde.

Para começar, é importante explicar que gorduras insaturadas são ômega 3, encontrado em peixes como sardinha e salmão, ômega 6, presente em óleos vegetais e nozes e gorduras mono e poli-insaturadas, encontradas no abacate, azeite de oliva e amendoim. "Essas gorduras ajudam na redução do LDL-colesterol, também conhecido como colesterol de baixa densidade, responsável por provocar danos cardiovasculares. Além disso, auxiliam no controle dos triglicerídeos e colesterol total. Também são importantes transportadores de nutrientes para dentro das células e indispensáveis na formação dos hormônios sexuais", explica a nutricionista Fernanda Machado Soares.

Agora que já sabemos que a gordura insaturada faz bem para nossa saúde, com que freqüência devemos consumi-la? Na verdade, depende muito do alimento. Como esse tipo de gordura é encontrado em frutos do mar, sementes, oleaginosas e castanhas, óleos e frutas, a especialista dá a dica: no caso do consumo de peixes, como anchova, carpa, salmão, sardinha, o ideal é que sejam consumidos três vezes por semana. Já sementes e castanhas, como nozes, amêndoas, linhaça, devem ser consumidos duas vezes por semana; frutas, como o abacate, devem ser consumidas uma vez por semana e os óleos (de soja, canola, azeite de oliva) devem ser consumidos em porções reduzidas diariamente.

Óleos
Os óleos vegetais devem sempre ser consumidos crus e nunca aquecidos, para que não haja modificação na estrutura química da molécula, tornando um coadjuvante na formação de radicais livres. Os óleos mais saudáveis e recomendados são: azeite extra-virgem de oliva, óleo de semente de linhaça e óleo de soja, porque contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso, imunitário e cardíaco. "Além disso, são boas fontes de vitamina E, que auxiliam no retardo do envelhecimento das células e dos tecidos do organismo", completa Fernanda.

Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.

_