block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

GENGIBRE NA SUA SAÚDE – TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS - Agito Bragança

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

GENGIBRE NA SUA SAÚDE – TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS


 Dra Thaís Nabholz – Nutricionista

Clínica Funcional,  Ortomolecular e Esportivo

1) De que forma o gengibre pode ser ingerido? (sopas, massas, chás?)

O gengibre pode ser ingerido nos sucos, nos chás, saladas, sopas, massas,  molhos e conservas ou em cápsulas.

2) Ele deve ser ingerido com a casca? A casca traz benefícios?

O gengibre pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre fresco é usado em preparações culinárias ou para o preparo de infusões. Já o seco é mais usado para compressas. O em conserva é utilizado também na culinária e o cristalizado com açúcar é usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal. “Quando usar o gengibre fresco é importante tirar a pele dele, com uma faca.

3) Ele é uma raíz?

O gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. Rico em propriedades medicinais, ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males. Sendo fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda embeleza a pele e o cabelo.

4) Quais são as partes do corpo e órgãos beneficiados por ele? Quais são seus benefícios (físicos e emocionais)? Ele ajuda a combater alguma doença ou a preveni-la?

Funções dos benefícios do gengibre:

- dor de ouvido: coloque um algodão embebido no óleo de gengibre no ouvido.

- enjoo e náuseas: o uso de chá infusão ajuda muito, principalmente quanto aos enjoos provocados elo tratamento quimioterápico.

- ação descongestionante e expectorante: mastigue um pedaço pequeno do rizoma ou tome ume chá ou suco com a raspa de gengibre para sentir um alívio imediato

- dores reumáticas, nervo ciático e nevralgias: faça uma compressa com chá de gengibre ou até mesmo óleo de gengibre e coloque sobre o local, deixando agir por alguns minutos

- constipação: uma vez que auxilia na estimulação do tracto digestivo que ajuda na movimento muscular encorajador que ajuda a manter as fezes movendo-se através do tracto digestivo.

- redução de refluxo do ácido: isto é, quando o ácido do estômago viaja de volta para cima através do esófago causando uma sensação de queimadura intensa no peito, o que é referido como azia. Se o esfíncter inferior do abdominal estiver danificado, ele permanecerá aberta que é como o ácido viaja para cima, o gengibre não ajudam a regular o esfíncter, mas não promove uma digestão saudável, que pode reduzir a freqüência de refluxo ácido.

- um estudo publicado no “Phytotherapy Research”, descobriu que o gengibre reduziu os níveis de açúcar no sangue de ratos normais, bem como ratos que sofrem de diabetes. Há registros médicos que os seres humanos têm usado o gengibre para níveis mais baixos de açúcar no sangue, mas não existem estudos para comprovar esta

- externamente, pode causar queimaduras ou irritações, por isso, deve ser observado o local da aplicação, principalmente em pessoas com a pele muito sensível ou com eczema.

- função erétil: devido à sua ação estimulante do sangue, auxilia na prolongação da função erétil.

-perder peso: a sua dieta em combinação com atividade física resulta na perda de peso saudável. como a perda de peso de soro proteína que vai ajudar você a perder peso, mas o gengibre é responsável por ajudar o organismo a digerir e absorvem mais da nutrição liberado no corpo a partir dos alimentos que comemos. Este processo auxilia na supressão do apetite, que pode promover a perda de peso. Não houve estudos para fundamentar o presente mas tem sido documentada em um número de fontes diferentes.

- depressão: os extratos de gengibre estimula os centros vasomotor e respiratório

Suas propriedades teraupêticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial, que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

5) O que ele traz na sua composição que arde o paladar?

Uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), concluiu que o composto encontrado que arde o paladar é o gingerol – composto que dá sabor picante ao gengibre – retarda o crescimento de tumores no intestino. Essa planta de origem asiática também é antisséptica. Não à toa, é a estrela da culinária japonesa: usada para neutralizar o paladar entre dois pratos.

Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.