block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

CROMOTERAPIA NUTRICIONAL – SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE E EMAGRECIMENTO - Agito Bragança

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

CROMOTERAPIA NUTRICIONAL – SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE E EMAGRECIMENTO


 Dra Thais Verdi Nabholz – Nutricionista Clínica Funcional, Ortomolecular e Esportiva


As cores podem nos ajudar a preservar a saúde de uma forma bem simples: deixando o prato bastante colorido. Isso porque as substâncias que pigmentam os alimentos, os fitoquímicos, são as mesmas que protegem os vegetais e frutas das ameaças externas. Ou seja, ao serem ingeridos, eles continuam com o mesmo trabalho, mas dentro do nosso corpo. Os pigmentos naturais possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que fortalece o nosso sistema imunológico e afasta o risco de doenças, especialmente as crônicas não transmissíveis, como diabetes.  Cada pigmento – e alimento, por sua vez – guarda uma propriedade distinta. Reunidos, funcionam como uma barreira de proteção para o organismo.

A cromoterapia pode auxiliar nas patologias, assim como no emagrecimento saudável, promovendo saciedade, fibras e principalmente na renovação celular, devido a ação dos antioxidantes. Confira como você pode abusar da cromoterapia:

VERMELHO

As substâncias que esses alimentos contêm, entre elas o licopeno, contribuem para turbinar a memória, além de reduzir o estresse oxidativo, minimizando os riscos de desenvolver doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson. Também são alimentos protetores do coração, pois têm efeito vasodilatador e anticoagulante. A falta do pigmento causa anemia, envelhecimento precoce, fraqueza muscular e confusão mental. Melhor horário para comê-los: na primeira refeição da manhã.

Alimentos indicados: tomate, pimentão vermelho, caqui, maçã, cereja, groselha, ameixa vermelha, beterraba, rabanete, agrião, espinafre, berinjela e todos os vegetais que contêm muito ferro.

AMARELO

Têm substâncias que favorecem o processo de cicatrização, além de impedir que os radicais livres causem danos à pele. Alimentos com esse pigmento melhoram a saúde do aparelho digestório, graças à enzima bromelina, que atua como um tipo de suco gástrico, facilitando a digestão. Os alimentos amarelados possuem, ainda, hesperidina. Esse fitoquímico atua especialmente na saúde cardiovascular, protegendo os vasos sanguíneos de possíveis danos causados por moléculas nocivas.

Alimentos indicados: melão, abacaxi, caju, banana, milho, maracujá, mandioquinha, pimentão amarelo, limão amarelo e as que contêm o laranja misturado ao amarelo (laranja, mexerica, tangerina etc.).

VERDE

São alimentos riquíssimos em magnésio e em isotiocianatos, compostos que têm como principal função a prevenção do câncer e também a eliminação de toxinas pelo fígado. Além disso, eles têm luteína e zeaxantina, dois antioxidantes potentes que combatem os radicais livres e reduzem o risco de degeneração macular, doença líder na causa de cegueira. Melhor horário para comê-los: almoço e jantar.

Alimentos indicados: todas as hortaliças em folhas, abacate, limão, uva verde, fruta-do-conde, kiwi, pêra etc. O famoso suco de clorofila é excelente para a saúde.

BRANCO

Os alimentos que apresentam essa tonalidade são boas fontes de cálcio e potássio, dois minerais importantes para a formação e manutenção dos ossos. Esses compostos também participam da regulação dos batimentos cardíacos e são imprescindíveis para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Possuem, ainda, ação antialérgica.

Alimentos indicados:  aipim, aipo, alho, alho poró, aspargo, banana, cará, cebola, cogumelo, couve flor, graviola, inhame, nabo, palmito, pêra.

MARROM E BEGE

Ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E, os alimentos marrons possuem substâncias que melhoram o funcionamento do intestino. Eles também ajudam na redução dos níveis de colesterol total e triglicerídeos. Seus fitoquímicos são conhecidos, ainda, por combaterem a ansiedade e a depressão.

Alimentos indicados: arroz integral, aveia integral, castanhas, centeio, cevada, feijão, grão de bico, lentilha, linhaça, nozes, pão integral, soja, tamarindo, trigo.

LARANJA

São alimentos ricos em betacaroteno, substância que tem recebido atenção especial na luta contra o câncer. Acredita-se que ele possa fortalecer a função imunológica, combatendo as células tumorais. O consumo de frutas alaranjadas ajuda a prevenir, em especial, o câncer de colo uterino, segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres. O betacaroteno também atua beneficiando a saúde do coração.

Alimentos indicados: mamão, cenoura, abóbora, abricó.

Cor laranja misturada com amarelo: laranja, tangerina, damasco, alguns tipos de mangas, pêssegos.

ROXO, PRETO E AZUL

Contêm antocianinas, que protegem as células dos danos oxidativos, retardando os sinais de envelhecimento. Alimentos com essas cores também são ótimos na prevenção de problemas nas articulações, auxiliam a função cognitiva e apresentam antioxidantes, que ajudam no combate ao câncer.

Alimentos indicados: repolho roxo, beterraba, rabanete, figo, uva, maçã, ameixa preta, berinjela, uvas passas, amoras, brócolis, jabuticaba.

Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.