block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Confira a história da revolução social com a chegada dos carros - Agito Bragança

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Confira a história da revolução social com a chegada dos carros

2011 é o ano do centenário do primeiro carro quatro portas da história

31 de Outubro de 2011

Taste

Consegue imaginar a vida sem um conforto de um carro? Hoje em dia é impossível pensar em viver sem ter como ir de um lugar a outro sem precisar de trilhos e cavalos, mas pouco mais de um século atrás isso era uma realidade. 2011 é o ano do centenário do primeiro carro quatro portas da história, uma verdadeira revolução social que teve muitos nomes importantes que trabalharam para essa, como Karl Benz, Gottlieb Daimler e Henry Ford.

Mas a história do automóvel começa bem antes do quatro portas, quando em meados do século XVIII um francês inventou um motor a vapor para movimentar uma carruagem, mostrando a intenção de criar um meio de locomoção mais rápido e confortável. Somente em 1885 o alemão Karl Benz usou um motor a combustão em um veículo de três rodas que chegava a 13 quilômetros por hora, considerado o primeiro carro da história. Nos primeiros anos o automóvel não foi um sucesso, porque o combustível era muito caro e em subidas, o veículo precisava ser empurrado. Pensando em melhorar a venda da invenção do marido, Bertha Benz levou os filhos para um passeio de mais de 100 km a bordo do 'triciclo motorizado', chamando a atenção das pessoas por onde passava e também da imprensa, como a primeira mulher no volante e pessoa a fazer o percurso mais longo a bordo da novidade.

Quase ao mesmo tempo também na Alemanha, o engenheiro Gottlieb Daimler pensava testava o uso de motores em uma bicicleta e em um barco. Com a patente do carro conseguida por Benz, Daimler estudava melhorias para os seus veículos - é dele a invenção do motor a gasolina, criado apenas um ano depois do primeiro carro. Outro pioneiro do segmento, o engenheiro inventou em 1900 um carro com quatro rodas que melhoravam o equilíbrio e o desempenho, o primeiro Mercedes. O alemão morreu no mesmo ano e não conseguiu ver seu sonho materializado apenas um ano depois.

Depois do pontapé inicial, surgiram em todo o mundo engenheiros criando novos modelos e soluções mais modernos e eficazes para melhorar a invenção dos alemães. O mais conhecido deles é o norte-americano Henry Ford, que produziu o Model T, um carro robusto, seguro e de fácil manutenção e condução, no início do século XIX. Com o aumento da demanda por veículos nos Estados Unidos e em outros países americanos (inclusive o Brasil), Ford implantou em sua fábrica a linha de montagem de produção em série, revolucionando toda a indústria.
Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.

_