block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Bragança recebe profissionais do programa ‘Mais Médicos’ - Agito Bragança

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Bragança recebe profissionais do programa ‘Mais Médicos’


Por Divisão de Imprensa da Prefeitura

A população da Zona Norte contará com três novos médicos a partir do mês de março.

Na última quinta-feira, dia 27, o prefeito Fernão Dias recepcionou no gabinete os médicos Priscila de Oliveira Machado, Thiago Carvalho Moreira e Álvaro Alves Nascimento, brasileiros formados em Cuba e que trabalharão no município por meio do programa do Governo Federal, ‘Mais Médicos’.

Dois profissionais atuarão na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Águas Claras, cuja área passa por expansão habitacional. Com a chegada desses novos médicos, a unidade contará com três equipes de Saúde da Família, atualmente a mesma unidade conta com apenas uma equipe.

A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Cidade Jardim, que atende aos bairros Jardim Iguatemi e Greenpark, também receberá um profissional do programa.

Os médicos já estão em Bragança e farão um período de reconhecimento do sistema de saúde do município antes de começarem os atendimentos, previstos para o mês de março.

Programa ‘Mais Médicos’

Lançado pelo Governo Federal em 2013, o programa tem como objetivo trazer melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) através de investimentos em infraestruturas de hospitais e unidades de saúde, além de trazer médicos para a rede de atenção básica, onde há escassez e falta destes profissionais. Atualmente o programa conta com cerca de seis mil profissionais.

Em Bragança, os bairros Jardim Águas Claras e Jardim Iguatemi serão atendidos pelo programa, pois abrigam grande população.

As vagas foram oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. Com o não preenchimento de todas as vagas, o Brasil passou a aceitar candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país. 

Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões – 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.

Além do investimento em médicos, recentemente o Governo Federal liberou recursos para investimentos físicos na saúde de Bragança Paulista. Foram destinados cerca de R$1 milhão, conforme portaria nº 3.181, publicada em 24 de dezembro do ano passado, para compra de equipamentos de equipamentos e mobília para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bragança, que será inaugurada no próximo dia 22 de março, além de construção e ampliação de 13 unidades de saúde do município.

As ordens de serviço foram assinadas e as obras estão em andamento, com valor aproximado de R$2 milhões. Serão beneficiadas as unidades UBS Vila Aparecida, UBS São Vicente, UBS Santa Luzia, Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Miguel, Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) Toró, EACS Planejada II, ESF Pedro Megale e ESF Parque I.

As novas Unidades serão instaladas no Jardim São Lourenço, Planejada I e Hípica Jaguari, além de duas academias de saúde no Parque dos Estados e Padre Aldo Bolini.

fonte: http://braganca.sp.gov.br/v2/?p=4519

Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.