block

O Agito Brasil está presente em 44 cidades no Brasil. Confira!

Bragança Paulista está entre as 10 cidades mais pacíficas do país - Agito Bragança

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Bragança Paulista está entre as 10 cidades mais pacíficas do país


Entre os dez municípios mais pacíficos do Brasil, oito estão localizados na região Sudeste. É o que mostram os dados do Atlas da Violência 2017, divulgados nesta segunda (5) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada).

O estudo analisa os dados mais recentes do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2015, considerando apenas as cidades que possuem população superior a 100 mil habitantes. Já o critério utilizado para classificar a violência nesses municípios é a soma das taxas de homicídio e de mortes violentas com causa indeterminada (índice classificado pela sigla "MVCI").

Mesmo com a predominância do Sudeste, as cidades que estão no topo do ranking são de Santa Catarina, na região Sul. Liderando a classificação está o município de Jaraguá do Sul (SC), que, em 2015, tinha cerca de 163 mil habitantes e uma taxa de homicídios somada à MVCI de 3,7.

Brusque (SC), que aparece em segundo lugar, tinha uma população aproximada de 122 mil habitantes em 2015 e taxa de homicídios somada à MVCI de 4,1.

Das dez cidades menos violentas, segundo o estudo, cinco estão no interior de São Paulo: Americana, Jaú, Botucatu, Bragança Paulista e Jundiaí.

Veja o ranking das cidades mais pacíficas no Brasil:

1º - Jaraguá do Sul (Santa Catarina), com taxa de 3,7 homicídios por 100 mil
habitantes
2º - Brusque (Santa Catarina), com taxa de 4,1
3º - Americana (São Paulo), com taxa de 4,8
4º - Jaú (São Paulo), com taxa de 6,3
5º - Araxá (Minas Gerais), com taxa de 6,8
6º - Botucatu (São Paulo), com taxa de 7,2
7º - Bragança Paulista (São Paulo), com taxa de 7,5
8º - Jundiaí (São Paulo), com taxa de 7,7
9º - Conselheiro Lafaiete (Minas Gerais), com taxa de 8,0
10º - Teresópolis (Rio de Janeiro), com taxa de 8,1

Considerando a lista das 30 cidades mais pacíficas, 24 são da região Sudeste (sendo 19 delas em São Paulo), cinco são da região Sul e uma é da região Norte.

Nenhum município do Nordeste aparece na lista --municípios nordestinos são os que aparecem em maior número no ranking das cidades mais violentas do país

Teresópolis, que fica no interior do Rio de Janeiro, é a única cidade do Estado a integrar o ranking, ocupando o 10º posto.

Já o município de Cametá, no Pará, aparece em 22º lugar --com soma da taxa de homicídios à MVCI de 9,9, é o único da região Norte na lista.

O Atlas da Violência ainda classificou as 30 cidades mais violentas do país (https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/06/05/oito-dos-10-
municipios-mais-violentos-do-pais-estao-no-nordeste-diz-pesquisa.htm). A cidade de Altamira, no Pará, ocupa o 1º lugar do ranking, com taxa de homicídios somada à MVCI de 107.

O relatório também apontou as diferenças entre o nível de desenvolvimento entre Altamira e Jaraguá do Sul, considerada a cidade mais pacífica: enquanto, em 2010, o município catarinense apresentava IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,803, na cidade paraense, o IDH era de 0,665. Além disso, a renda per capita em Jaraguá do Sul era mais do que o dobro em Altamira.

Por: IPEA - Instituto de Pesquisa Aplicada

← Voltar
Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.