block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Alimentação correta pode combater o envelhecimento - Agito Bragança

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Alimentação correta pode combater o envelhecimento

Nutrientes antioxidantes são aqueles capazes de proteger as células contra a ação dos radicais livres

18 de Junho de 2011

Taste

Os nutrientes antioxidantes são aqueles capazes de proteger as células contra a ação dos radicais livres, mas para entender a exata importância de uma dieta rica nessas substâncias, é preciso saber como os radicais livres agem contra o seu corpo, causando envelhecimento, acelerando os processos degenerativos, aumentando as chances de câncer e doenças cardiovasculares.

A atividade celular, que mantém o metabolismo, gera resíduos ao transformar oxigênio em energia, os chamados radicais livres. Eles são moléculas instáveis e, quimicamente, apresentam número ímpar de elétrons (negativos). O comportamento dessas moléculas é buscar estabilidade, com as moléculas positivas das células, o que gera um processo natural oxidativo.

Os radicais livres combatem bactérias e vírus. Geralmente o metabolismo equilibra sua presença no corpo, mas o problema é quando se formam em excesso, com ajuda da poluição ambiental, tabagismo, agrotóxicos, estresse, dieta rica em gorduras e calorias e a exposição intensiva aos raios solares. "Quando conseguimos consumir quantidades adequadas de antioxidantes, de acordo com a quantidade de radicais livres formados, nosso organismo está em equilíbrio, mas quando a produção de radicais livres excede a nossa capacidade de consumo dos antioxidantes entramos em um processo chamado de estresse oxidativo, ficando mais propensos a contrair doenças e ao envelhecimento acelerado", explica a nutricionista Adriana Alvarenga, da Gold Nutrition.

"A função dos antioxidantes é diminuir a agressividade do radical livre porque eles o neutralizam e protegem as células. Quanto mais antioxidantes, menores os efeitos dos radicais livres no corpo", diz o nutricionista Douglas Carignani Junior.

Mas quais são os alimentos fontes de antioxidantes? Entre os alimentos com maior função de combater os radicais livres, está a soja. O grão contém isoflavonas, poderosos compostos bioativos com função antioxidante.

Além das isoflavonas, algumas vitaminas e minerais também são importantes no combate aos radicais livres, entre eles: Vitamina A, C e E, zinco e selênio. Carotenóides como licopeno e flavonóides completam o esquadrão antioxante. Eles podem ser encontrados em carnes, leite, ovos, peixes, nozes, frutos do mar, linhaça, chá verde, margarinas enriquecidas com fitoesteróis, hortaliças, cereais, leguminosas, vinho e frutas.

A beleza e os radicais livres
Se os radicais livres aceleram o processo de envelhecimento biológico, também afetam a aparência da pele, cabelos e unhas. "Como eles diminuem a renovação das células, contribuem para a formação de manchas, rugas, flacidez, perda do brilho, tônus e elasticidade da pele", diz a nutricionista Andréa Frias. Por isso, consumir alimentos com potencial antioxidante é garantia de mais saúde e, de quebra, mais beleza.
"Engana-se quem pensa que o envelhecimento está relacionado só com a chegada da maturidade ou a menopausa. Estudos mostram que, a partir dos 20 anos, já há o aparecimento de marcas muito finas ao redor dos olhos e da boca, que vão se intensificando ao longo dos anos e as famosas linhas de expressão são mais nítidas a partir dos 45 anos", diz a nutricionista Adriana Alvarenga, da Gold Nutrition.

Conheça a função dos antioxidantes para a sua beleza

Vitamina A: também chamada de beta-caroteno, seu precursor. Ela age na manutenção da integridade da pele, evitando sua secura e descamação e mantendo sua umidade natural. Também tem ação protetora contra os raios solares e contribui para a produção de colágeno e cicatrização. Exemplos de alimentos: vegetais alaranjados, como mamão, cenoura, abóbora;

Vitamina C
: tem amplo poder neutralizador contra radicais livres e aumenta a produção de colágeno. Exemplos de alimentos: frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, goiaba, morango;

Vitamina E
: sua ação antioxidante é indicada para a prevenção de doenças degenerativas, entre elas o envelhecimento precoce. A maioria dos profissionais de saúde consideram a sua presença nos alimentos insuficiente para suprir as suas necessidades. Sua deficiência na circulação está relacionada a vários sinais e sintomas, entre eles a acne. Exemplos de alimentos: óleos vegetais, castanhas, como nozes, amêndoas;

Zinco
: é necessário para a síntese de enzimas relacionadas à ação antioxidante e também a cicatrização e produção de colágeno. O zinco é relacionado a manutenção de uma pele saudável. Pouco do zinco ingerido é realmente absorvido, sendo importante o consumo de alimentos ricos nesse nutriente. Sua deficiência ocasiona lesões em pele, má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas. Exemplo de alimentos: cereais integrais, carne, peixes, leite e seus derivados, nozes;

Selênio
: seu consumo em quantidades adequadas e de forma regular está relacionado ao aumento da longevidade. Exemplos de alimentos: castanha do pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves.



Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.

_